Racismo e preconceito em nossa sociedade - Meu nome é Johni

Meu nome é Johni
MENU
Racismo e preconceito em nossa sociedade

Racismo e preconceito em nossa sociedade

O ser humano tem medo do que é novo ou diferente. O preconceito muitas vezes nasce deste medo. Medo do que não entendem ou não querem entender. Ou ainda medo de ir contra ideias pré-concebidas que vem resistindo durante anos em nossa sociedade sobre o que é certo ou errado, belo ou feio, aceitável ou não aceitável. Muitas pessoas tem dificuldade em aceitar que as pessoas não precisam ser iguais fisicamente, e, assim, nasce o racismo e o preconceito.

Mas devemos lembrar que no início da história humana, a escravidão acontecia através das guerras. Os povos vencedores tomavam os derrotados sobreviventes como seus escravos. No Brasil os portugueses escravizaram os nativos, porém eles terminam resistindo ao regime de escravidão. Fato este que fez com buscassem a mão de obra no continente africano. Porém, muitos (as) dessas pessoas se rebelavam e, por fim a mão de obra escrava termina sendo extinta por interesses comerciais.

O fato é que nosso país é miscigenado, fruto da mistura de diferentes povos, porém o preconceito étnico racial existe, exemplo disso são as manifestações religiosas afrodescendentes que são, muitas vezes, mal vistas por nossa sociedade, assim como, as formas de cuidar dos cabelos. Ainda há aqueles que veem com maus olhos um cabelo que não é alisado por produtos químicos.

Algumas ações são tomadas pelo governo para reparar os danos históricos contra os (as) afrodescendentes, como a criação de cotas nas Universidades públicas, porém são medidas paliativas, ou seja, não promovem reparações de fato, pois não resolvem o problema em sua raiz. Com isto, precisamos entender que não é um caminho fácil.

05/07/2018 | Fonte: midiamax.com.br | Autor: Comunidade Johni Raoni

O que você achou? Deixe seu Comentário