
PODCAST: Mamilos 194 – Falta de Educação
No último século o Brasil saiu da taxa de 65% de analfabetos para 10%. Outro ponto positivo é que, segundo pesquisa do IBGE de 2013, 98,3% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam regularmente a escola.
Mesmo com uma boa evolução nos dados, os desafios ainda são muitos. O Brasil é a nona economia no mundo, mas de acordo com o índice do PISA, (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que compara a educação entre diferentes países, o país ocupa o 63º lugar. A cada 100 crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos. No fim do ensino fundamental, 66% não aprenderam português no nível adequado e, no fim do ensino médio, 92% não sabem matemática no nível adequado.
A educação é apontada pela entrevista como ideológica, mas não partidária. No que diz respeito à política, o ministério da educação é o que mais envolve polêmicas. Portanto, a educação deve ser concebida como a base para a formação pessoal e profissional. Diante disso, questões que envolvem a inclusão, devem ser pensadas através do viés educacional. Sem uma educação de qualidade não há como conceber uma melhora nos índices de desenvolvimento do país. Por isso esse assunto deve sempre estar em pauta para que soluções sejam encontradas.
Acompanhem o podcast e saiba mais!