
Educadora cria aplicativo que resgata alfabeto angolano através do lúdico
A tecnologia a serviço da educação com a criação desse projeto que visa mostrar novas práticas. Esse artigo nos leva a refletir sobre: as ações educacionais que são capazes de transformar várias vidas com a tecnologia.
Os educadores Odara Dèlé, 29 anos e Edson Pereira de 30 anos, ambos professores da rede municipal de São Paulo, lançaram um aplicativo de nome diferente, o chamado Alfabantu, destinado à alfabetização do público infantil de forma lúdica com o uso de jogos digitais.
Esse jogo digital vem sendo lançado numa língua angolana, falada pelo povo Kimbundu, e inicialmente estará disponível no sistema android com seu download grátis para ser baixado.
Para o lançamento desse jogo, a cerimônia acontece com uma mesa sobre `´Tecnologias e Línguas Africanas“, e conta com a participação imperdível dos seus criadores e com entrada gratuita para quem quiser assistir. Esse lançamento aconteceu no último dia 21 de novembro.
Este aplicativo é voltado para educadores(as) atuantes em escolas municipais e estaduais, todos(as) do Estado de São Paulo. O app Alfabantu se compõe de um glossário e com muitas palavras, também tem números, muitas saudações, partes do corpo, nomes de animais e um quiz. Tudo pensado para a memorização das palavras e revolucionárias práticas educacionais tecnológicas.
Os criadores do aplicativo perceberam com muita sensibilidade que dentro de um currículo escolar, não se encontram nenhum material que seja trabalhado pela Lei 10.639 e que é regida em cima do ensino de cultura e da história afro-brasileira nas escolas e nem muito menos com as Línguas Portuguesa e africanas.
E não pára por aí, a criação do Alfabantu visa a aproximação das crianças com a história, a cultura e também com a arte para que possam compreender o legado das culturas africanas para o nosso país.
Angola também mostra a sua aproximação com o Brasil e nesse país sua língua oficial é o Português e ainda uma outra de nome Kimbandu e que também é lembrada nesse aplicativo, contando toda uma história de seu cotidiano nesse país.
A ideia surgiu devido à necessidade, segundo os organizadores, em se divulgar a língua e cultura angolana, que tiveram enorme importância durante a formação do Português Brasileiro(PB). Tudo isto faz deste aplicativo uma verdadeira ferramenta tecnológica de entretenimento que será muito útil aos educadores(as) envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de forma inclusiva.
Comunidade Johni Raoni