Diversidade Religiosa - Meu nome é Johni

Meu nome é Johni
MENU
Diversidade Religiosa

Diversidade Religiosa

Um dos maiores desafios da humanidade é o de saber  conviver com as diferenças, as religiosas, inclusive.  A intolerância religiosa constitui um dos temas da atualidade que exige uma maior  reflexão e debate, seja na rua, em casa ou na escola.

O Brasil, por exemplo, teve interferência de diversas culturas durante sua colonização, e com isso, religiões, crenças e diferentes cultos se misturaram e tornaram o país um lugar plural, rico em tradições e diversidade, mas nem sempre essa diversidade foi  bem aceita.

Em todos os lugares nos deparamos com as mais diversas manifestações religiosas de diferentes culturas, porém, ainda enfrentamos questões como o desrespeito a tradição do outro, do culto do outro, e isso só enfraquece as relações humanas.

Por isso, dialogar sobre este tema é sempre importante, uma vez que compreendendo a realidade do próximo, aprendemos a viver em harmonia e respeitar as características de cada um.

No momento que nos permitimos conhecer outros  cultos religioso , estamos tendo a oportunidade de conhecer ainda melhor outras religiosidades, e nos dando a oportunidade de compreender melhor as nossas crenças.

A própria constituição brasileira de 1988, em seu art. 5º, VI, reconhece a diversidade religiosa e a liberdade de escolha e de práticas de culto religioso, quando diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.Portanto, ataques a terreiros de candomblé, como ocorridos recentemente, são inadimissíveis.

Acreditar que cada religião é única e que as demais devem ser exterminadas é puro fundamentalismo. Além disso, faz bem lembrar que o Brasil é um país laico.

Sabemos que mesmo assim, os ataques e os discursos de ódio, o preconceito e a intolerância ainda são fortemente presentes contra as religiões de matrizes africanas, fundamentalmente. Portanto, se faz necessário que todos (as)  tomem essa consciência, pois nunca haverá respeito e compreensão se não houver a consciência e o reconhecimento das diversidade religiosa e cultural, e que somente no livre exercício de nossas escolhas, podemos viver em uma sociedade democrática.

 

21/01/2019 | Fonte: domtotal | Autor: Comunidade Johni Raoni

O que você achou? Deixe seu Comentário