AS MUDANÇAS EM CURSO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA - Meu nome é Johni

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AS MUDANÇAS EM CURSO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

AS MUDANÇAS EM CURSO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

No mês passado, agosto de 2021, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu críticas dos mais diferentes segmentos, ligados ou não à educação, ao expor sua opinião sobre a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares. Primeiro, em entrevista à TV Brasil, afirmou que esses estudantes “atrapalham” o aprendizado de outros alunos. Depois, pediu desculpas e disse que sua frase foi tirada de contexto, mas não encerrou a polêmica. Manteve o entendimento que algumas crianças, dependendo do grau de deficiência, “criam dificuldades” para elas e outros alunos. E sustentou que, do universo de 1,3 milhão de estudantes com deficiência em escolas públicas de ensino básico, 12% têm um grau de deficiência em que é “impossível a convivência”, embora não tenha apresentado os dados que justificaram essa afirmação. A educação inclusiva está prevista na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. De acordo com o Censo Escolar de 2020, 86,5% dos alunos com deficiência frequentam turmas regulares, uma progressão inédita que ocorreu na última década. Neste podcast, a repórter Paula Ferreira explica de que forma o MEC vem mudando o direcionamento dessa política pública e que tipo de iniciativa está sendo priorizada. A professora Maria Teresa Mantoan, doutora em Educação e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Unicamp, analisa até que ponto essa nova política atende ao que está previsto na legislação brasileira e na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A LUTA CONTINUA. JOHNI VIVE!

Fonte: Ao Ponto / Spotify

Imagem:  Reprodução Internet

02/09/2021 | Autor: Comunidade Johni Raoni 

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